data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo Pessoal
A jaguariense Alzira Pilar de Oliveira, 70 anos, viveu na cidade natal até os sete anos, junto dos pais e dos oito irmãos. Com o falecimento do pai, a família se mudou para Santa Maria e fixaram residência no antigo Beco do Seminário, hoje Rua Heitor Campos, e, depois, em outros locais.
Alzira foi casada com Gerson Paes de Oliveira por 50 anos e residia no Bairro Urlândia.
Junto da residência, através de muitos sacrifícios e renúncias, o casal construiu a própria oficina, a Mecânica Estrela. Alzira, auxiliava o marido no empreendimento e, além disso, realizava "socorros", buscando os carros e clientes.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Com o passar dos anos, eles conseguiram realizar vários sonhos que almejavam. A empresa permanece em funcionamento há 37 anos, administrada pela filha mais velha. Além das duas filhas biológicas, Andréa, 50 anos, e Patrícia, 45, o casal criou os sobrinhos Lorimar e Volmar.
A idosa passou diversos desafios. Mesmo assim, soube aproveitar os bons momentos ao lado das filhas, das netas, Mariana, Vitória e Gabriela, do genro, Arnoldo, das irmãs, Neli e Zeli, e dos sobrinhos, em especial, Josiane e Juliana, que a tinham como "segunda mãe".
A jaguariense viajava bastante e estava sempre pronta para estender a mão a quem precisasse. De alto astral, faceira e sorridente, ela adorava receber familiares e amigos, e caminhar no Clube Recreativo Dores.
"Jamais alguém conseguirá substituir o lugar que Alzira ocupa em nossos corações. O que nos conforta é a certeza de que um dia nos reencontraremos no plano espiritual".
Alzira Pilar de Oliveira morreu em 25 de outubro, devido à falência múltipla dos órgãos. Ela foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal.
Homenagem da sobrinha Juliana Pilar